16 min
No episódio de hoje, trazemos uma conversa simples, profunda e necessária sobre o que realmente é mindfulness e por que essa prática tem sido tão falada e tão mal compreendida.
Mas… e quando mindfulness não é “esvaziar a mente” ou “ficar zen o tempo todo”?
Muitas vezes, estamos diante de uma habilidade humana, natural, que sempre esteve aí: a capacidade de estar presente, perceber o agora, observar pensamentos sem se perder neles e voltar para si com mais calma e clareza.
Ao longo da conversa, trazemos também como referência o livro “Viver a Catástrofe Total”, de Jon Kabat-Zinn, um dos maiores nomes do mindfulness no mundo e responsável por levar essa prática para a medicina e para o cotidiano das pessoas.
Só que nem tudo é sobre parar de pensar, meditar por horas ou mudar completamente quem você é.
Às vezes, é só você, respirando, sentindo e voltando e isso já é mindfulness.
Neste episódio, vamos falar sobre:
• O que mindfulness realmente significa (e o que não significa)• Por que viver no automático nos afasta de nós mesmos• Como a atenção plena impacta ansiedade, foco e bem-estar• Maneiras práticas de trazer mais presença para o seu dia sem complicação• E como a visão de “Viver a Catástrofe Total”, de Jon Kabat-Zinn, pode inspirar uma relação mais consciente com a própria vida
Se você quer entender mindfulness de um jeito humano, possível e aplicável à vida real, dá o play.